FRANQUIA DE SERVIÇO AUTOMOTIVO É OPÇÃO PARA QUEM DESEJA FATURAR NA CRISE


Nem tudo na crise é sempre negativo”. A fala do presidente da Associação Brasileira de Franchising do Rio, Beto Filho, é provada pelos números das franqueadoras de serviços automotivos, no último ano. O segmento foi o terceiro com o maior crescimento no país, considerando o faturamento e as unidades abertas. As altas respectivas de 13% e 10% foram motivadas pelo cenário econômico ruim e o consequente surgimento de uma frota de automóveis seminovos nas garagens.


— A crise freou a troca de carros. Os donos estão preferindo fazer consertos, embelezamentos e manutenções — explica Beto Filho, acrescentando que problemas climáticos, como as recorrentes enchentes, também impactam a procura.


Quem percebe isso é Douglas Batista, de 46 anos, um dos donos de uma franquia da Freewet, aberta no Méier, na Zona Norte, há cinco meses:


— Serviços que não eram procurados são pedidos agora, como higienização interna e hidratação dos bancos de couro. Os clientes dizem que vão ficar mais tempo com os veículos, ou seja, não esperam se desfazer dos carros agora e, por isso, estão cuidando mais deles.


Douglas, no entanto, é um dos poucos que já têm uma franquia no Rio. O segmento, em expansão recente, ainda tem um mercado grande a explorar por aqui. Há opções de franquias com custos a partir de R$ 3.999. O investimento de Douglas, junto a seu sócio, foi de R$ 20 mil. Já Fernando Nascimento, que tem, há cerca de um mês, uma unidade da AcquaZero, no Shopping Metropolitano Barra, gastou R$ 70 mil. E comemora: — O negócio vai bem. Neste tempo, com semanas de muita chuva, atendemos cerca de 350 carros.


Para superar a crise, a rede AcquaZero aposta ainda nos serviços de um consultor, em cada loja, que serve de dica para todo empreendedor:


— Todo carro que entra passa por uma avaliação. O cliente pode pedir só uma lavagem, mas o consultor vai olhar por inteiro, identificar e oferecer um pacote de serviços com um preço bastante atrativo. Vai perceber se o couro está ressecado, se o estofamento está muito sujo. Passamos a fazer combos personalizados, com foco em despertar a venda — conta o diretor de Relacionamento da rede, Evandro Oliveira.


Do lado dos empreendedores, segundo Beto Filho, também está a paixão dos brasileiros pelas quatro rodas. O negócio só tende a crescer.


Negócios têm que dar certo antes no papel

“Novos serviços neste segmento têm uma aceitação muito grande. E turbinam muito os números do mercado”, avalia o presidente da ABF. E o campo também pode receber empreendedores que preferem apostar na própria ideia. Segundo o gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae/RJ, Renato Regazzi, porém, é preciso que, antes, tudo vá para o papel.


— Entre os desempregados, muita gente veio dessa indústria. Há pessoas capacitadas no setor automotivo, com habilidades no segmento, abrindo empresas. Viram microempreendedores individuais, abrem uma microempresa e podem oferecer seus serviços no mercado, aproveitando o ofício e a experiência que têm — avalia Renato, alertando os novos empreendedores: — É uma janela econômica para voltar à atividade. Mas tem que ter muito cuidado, pois os desafios são maiores. Ou a pessoa acaba pegando seu Fundo de Garantia e quebrando. É preciso fazer um plano de negócios, colocar tudo no papel.


O Sebrae/RJ auxiliar os interessados neste etapa, em que contas devem ser feitas para as análises de fluxos de mercado e caixa. Além de oferecer capacitações, o órgão permite agendar atendimentos presenciais pelo número 0800-570-0800.

Mesmo após a aprovação na ponta do lápis, de acordo com Renato Regazzi, é bom fazer testes, antes de aplicar todos os recursos no negócio:

— Faça um protótipo do seu serviço, ofereça isso ao mercado a um preço baixo e teste. A partir daí, é possível adequar serviço e produto.


Se comparado a grandes empresas, os pequenos empreendimentos do segmento apresentam uma vantagem:


— Os donos têm condições de fazer um trabalho personalizado, transmitindo aos clientes que desejam ajudá-los. Isso é um diferencial — aponta Renato.

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